Alemanha reabre a entrada a viajantes vacinados, mas não ao Reino Unido

Alemanha reabre a entrada a viajantes vacinados, mas não ao Reino Unido

O governo alemão decidiu permitir a entrada de viajantes de países terceiros, a partir da próxima sexta-feira dia 25 de Junho, mas somente àqueles que tenham sido totalmente imunizados, 14 dias após a última dose, com uma das vacinas contra o coronavírus, aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) - Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Jansen, numa tentativa de restaurar a normalidade do país à medida que aumenta o número de cidadãos totalmente vacinados, e que já ultrapassa um quarto da população alemã.

“Em particular, as viagens de visita a amigos e familiares, bem como a entrada para fins turísticos, voltarão a ser possíveis para os vacinados”, anunciou em comunicado o Ministério Federal do Interior, Construção e Assuntos Internos. Os viajantes que chegam ao país de avião devem comprovar o seu nível de vacinação ou, em alternativa, um resultado negativo de teste (PCR) antes da partida, por meio de um certificado de vacinação COVID da União Europeia ou um certificado semelhante emitido pelo país de residência do viajante, seja em alemão, inglês, francês, Italiano ou espanhol. Estas mesmas regras aplicam-se aos viajantes portugueses, segundo o sítio da Embaixada Portuguesa na Alemanha actualizado no dia 18 de Junho.

De acordo com as informações do portal schengenvisainfo.com, o certificado deve conter as seguintes informações:

  • Sobrenome, nome e data de nascimento do titular do certificado;
  • Data da vacinação e número de inoculações;
  • O fabricante da vacina e o nome da vacina;
  • Nome e endereço da pessoa / instituição responsável por realizar a vacinação.

Todavia, esta possibilidade de entrada não contempla os viajantes britânicos, uma vez que o governo alemão decidiu manter em vigor a proibição de entrada para os viajantes que têm origem em áreas onde predominam variantes mais contagiosas do vírus, emitida no passado dia 18 de Junho, que inclui o Reino Unido – onde 90% dos novos contágios correspondem à denominada variante Delta (Indiana) muito mais contagiosa que a britânica – ficam incluídas nesta restrição, toda a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, a Ilha de Man, bem como todas as ilhas do Canal da Mancha e todos os Territórios Britânicos Ultramarinos.

Os seguintes países e regiões onde as variantes do vírus estão presentes também estão incluídos nesta proibição: Botswana, Brasil, Reino de Essuatíni, Índia, Lesoto, Malawi, Moçambique, Nepal, Zâmbia, Zimbábue, África do Sul e Uruguai.

A Alemanha já havia adiantado que permitiria a entrada a partir de 20 de Junho a viajantes provenientes dos Estados Unidos, Austrália, Israel, Japão, Nova Zelândia, Taiwan, Hong Kong, Macau, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, Albânia, Sérvia, Macedónia do Norte, Líbano e Ruanda, devido ao menor número de infecções registadas nestes países.

A entrada da China também é restringida devido à medida de reciprocidade actualmente em vigor entre a China e a UE, a menos que o país asiático levante as restrições.

22 Junho 2021