Alemães Dispostos a Gastar Mais no Verão

Alemães Dispostos a Gastar Mais no Verão

Após dois anos de restrições de viagem pandémicas, muitos alemães estão ansiosos pelas férias de Verão deste ano. Mas os relatos de altas taxas de inflação e preços crescentes não estão a entravar o sector turístico. De acordo com uma análise da plataforma de comparação de preços alemã Idealo (internet GmbH), alguns viajantes terão de fazer um orçamento 46 por cento mais elevado para esta época de Verão do que no ano passado.
 
Como os dados mostram, 42% dos consumidores estão a tentar poupar dinheiro reduzindo as férias e as viagens. Especialistas analisaram até que ponto a elevada taxa de inflação se reflecte efectivamente nos custos das viagens de férias deste ano, utilizando como exemplos duas viagens diferentes - populares entre os veraneantes alemães -: um voo para Maiorca e umas férias de campismo na Áustria.
 
Os custos de chegada e partida, assim como de alojamento (excluindo refeições) durante seis noites por pessoa em Agosto, foram examinados em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a análise inclui exemplos de preços médios de produtos individuais que estão classicamente na lista de pacotes de viagens.
 
Férias de Verão mais dispendiosas - Maiorca 46 por cento mais caro
 
Enquanto um voo de ida e volta para Palma de Maiorca representava em média 65 euros por pessoa em Agosto de 2021, os viajantes terão de pagar em média mais 41 por cento este Verão, com um preço médio na ordem dos 92 euros. Uma pernoita em hotel na ilha espanhola é também significativamente mais cara este ano: enquanto os turistas só tiveram de pagar o equivalente a 69 euros por noite em Agosto passado, uma pernoita custará cerca de 101 euros neste Verão. Para a chegada e partida, bem como para seis noites no hotel, os consumidores pagam neste mês de Agosto um total de 695 euros, ou seja, 46 por cento mais do que no ano anterior.
 
Para além dos custos mais elevados de viagem e alojamento, os viajantes terão também de pagar mais neste Verão em produtos típicos de férias e viagens como malas (+30 por cento), sapatos de praia (+36 por cento) e protectores solares (+4 por cento).
 
O preço do combustível aumenta os custos das férias de campismo
 
Qualquer pessoa que decida ir de férias de campismo este ano com o seu próprio carro (em alternativa, incluindo uma caravana) terá de se preparar para custos de combustível elevados, apesar do desconto sobre o combustível. Enquanto a viagem de ida e volta com consumo médio de combustível de Berlim a Zell am See custou cerca de 161 euros no ano passado (com caravana: 252 euros), os condutores pagarão em média 43 por cento mais pela mesma distância este ano (sem caravana: 230 euros, com caravana: 359 euros).
 
O custo da dormida em parques de campismo na Áustria aumentou em média 7% em comparação com o ano anterior - os campistas pagarão o equivalente a cerca de 17 euros por pessoa na época alta deste ano. Uma estada de uma semana em Agosto de 2022 custa assim cerca de 101 euros. No total, os viajantes terão de gastar 341 euros para umas férias de campismo na Áustria este ano, incluindo a viagem de ida e volta de Berlim - mais 29 por cento do que no ano passado.
 
Fonte: IDEALO internet GmbH: plataforma alemã de comparação de preços lançada na Alemanha em 2000, entretanto adquirida pela editora Axel Springer AG

06 Julho 2022