Aeroportos: uma estratégia de sustentabilidade

Aeroportos: uma estratégia de sustentabilidade

Uma vasta área de painéis solares de 4,5 Hectares será construída no Aeroporto de Edimburgo, fazendo parte da sua estratégia de sustentabilidade, denominada Greater Good. Será o primeiro aeroporto do Reino Unido a construir um parque de energia.

O anúncio e a estratégia chegam no mesmo dia em que o aeroporto confirma o seu estatuto de “neutro em emissões de carbono nas áreas sob o seu controlo directo”, demonstrando o seu compromisso de um futuro mais sustentável.

O parque solar, o primeiro do seu género num aeroporto escocês, fornecerá 26% das necessidades energéticas do aeroporto e também permitirá fornecer energia à rede pública quando for produzida mais do que for necessário. A sua construção deverá começar no final deste ano. Espera-se que a instalação esteja operacional no próximo Verão e será apoiada através de financiamento do Governo escocês no valor de 2 milhões de libras.

Este projecto é parte integrante da nova estratégia Greater Good  de sustentabilidade do aeroporto, que determina a forma como o aeroporto irá operar no sentido de ser mais sustentável agora e no futuro. Uma característica importante da estratégia é o facto de um futuro sustentável depender não só da redução dos impactos ambientais, tais como o carbono, mas também da forma como o aeroporto gere e aumenta os seus impactos sociais e económicos.

A estratégia Greater Good centra-se em quatro pilares-chave para alcançar um futuro sustentável para o aeroporto:

  • Carbono Zero - trabalhar em parceria para melhorar a abordagem e mitigar os impactos das alterações climáticas;
  • Enhancing Scotland - criar um aeroporto para mostrar o melhor da Escócia e ao mesmo tempo proporcionar a melhor experiência possível aos passageiros;
  • O melhor negócio da Escócia - como centro e indústria facilitadora, trabalhar em conjunto com o pessoal, passageiros e demais parceiros de modo a criar um negócio íntegro e agregado;
  • Vizinho de Confiança - trabalhar com as comunidades vizinhas mostrando os benefícios de um crescimento sustentável e corrigir quaisquer impactos negativos que sejam detectados.

A estratégia tem uma série de objectivos, tais como alcançar neutralidade em emissões directas de carbono até 2024, estabelecer um padrão de sustentabilidade para todo o espaço aeroportuário, bem como a manutenção de um padrão de produção limpo.

A estratégia Greater Good também tem em conta alguns dos trabalhos já realizados no aeroporto, tais como a compra obrigatória de electricidade 100% renovável desde 2018, a não utilização de aterros como destino dos resíduos produzidos, e o pagamento a todo o pessoal do Salário Real Necessário para Viver (Living Wage) - salário britânico que é pago voluntariamente por mais de 7.000 empresas britânicas que acreditam que o seu pessoal merece um salário que satisfaça as necessidades diárias, e do qual já beneficiam 250.000 empregados que receberam um aumento salarial como resultado da introdução desta campanha Living Wage, bem como o compromisso de adesão à lei britânica denominada “Lei Moderna contra a Escravatura de 2015” (Modern Slavery Act 2015).

Segundo o Presidente Executivo do Aeroporto de Edimburgo: "A nossa estratégia de sustentabilidade é mais do que apenas carbono. Para tal, temos de considerar cuidadosamente o nosso impacto sobre o ambiente e agir em conformidade. As nossas operações já são neutras em carbono e, embora nos orgulhemos disso, sabemos que há muito mais a fazer. Para uma economia insular, viajar é uma realidade importante e precisamos de ter uma atitude sensata sobre como equilibrar o desejo e a necessidade de viajar - seja para férias, ver a família ou fazer negócios - na sequência da pandemia e tornar a nossa indústria mais limpa e mais verde. É um desafio para todos os sectores, mas particularmente para o nosso. A aviação é um empregador com peso significativo quer de modo directo quer indirecto, apoia directamente o Turismo, e constitui um elemento fundamental para as economias, devendo-se procurar criar um futuro em que desfrutemos dos benefícios sociais e económicos das viagens aéreas sem ter um impacto no ambiente.

25 Junho 2021