A Aviação Comercial na Europa e a confiança dos consumidores em 2022

A Aviação Comercial na Europa e a confiança dos consumidores em 2022

Com múltiplas notícias sobre cancelamentos de voos, uma vez que os aeroportos, confrontados com escassez de pessoal, lutam para fazer face a uma procura crescente, a ForwardKeys analisou de perto a perturbação do tráfego aéreo, analisando as tendências recentes nas reservas de voos intra-europeus para viagens em Julho e Agosto, e as alterações na capacidade oferecida de lugares. Esta análise mostra que se registou uma quebra na confiança dos consumidores, que começou na última semana de Maio, tendo-se agravado rapidamente, uma vez que as reservas de última hora na semana que decorreu até 10 de Julho foram reduzidas em 44%, em comparação com os níveis de 2019. As reservas de Amesterdão diminuíram 59% e as de Londres 41%.

O recente nível de perturbações nos horários das viagens é bem ilustrado pelo aumento do rácio de cancelamentos parciais e modificações no total das reservas. De 30 de Maio a 10 de Julho, quase triplicou de 13% antes da pandemia (em 2019) para 36% este Verão.

O declínio nas reservas de última hora e o aumento dos cancelamentos e alterações nas viagens, está a provocar um abalo significativo nas perspectivas da indústria de viagens para o Verão. A 30 de Maio, as reservas totais de voos intra-europeus para Julho e Agosto estavam 17% inferiores aos níveis de 2019. No entanto, sete semanas depois, a 11 de Julho, estavam 22% abaixo, um abrandamento de 5 pontos percentuais.

O relativo abrandamento tem sido muito pior para Amesterdão e Londres. No final de Maio, as reservas de Julho-Agosto de Amesterdão estavam 9% inferiores aos níveis de 2019 e a partir de Londres estavam 9% acima. Desde então, diminuíram para 22% e 2% respectivamente, o que equivale a um abrandamento de 13 pontos percentuais nas reservas de Amesterdão e um abrandamento de 11 pontos percentuais a partir de Londres. 

O destino que sofreu o maior retrocesso relativo às suas previsões de Verão como resultado do abrandamento nas reservas de última hora a partir de Amesterdão é Londres; onde as reservas diminuíram de 3% em relação aos níveis de 2019, na quarta semana de Maio, para 18% abaixo a 11 de Julho, o que representa uma queda de 21 pontos percentuais. Segundo a mesma métrica (queda de pontos percentuais), segue-se Lisboa, 18%; Barcelona, 15%; Madrid, 14%; e Roma, 9%. Adoptando a mesma abordagem com Londres, os destinos mais afectados são Istambul, para onde as reservas caíram 32%; Palma Maiorca e Nice, 12%; e Lisboa e Atenas, 7%.

O abrandamento de 5 pontos percentuais nas reservas intra-europeias desde a última semana de Maio até 11 de Julho é espelhado por uma redução semelhante na capacidade de lugares nas companhias aéreas durante o mesmo período. A ForwardKeys revela que, a capacidade de lugares intra-europeia programada, registou uma redução de 5% em todo o continente, tendo Amsterdão e Londres registado as maiores reduções, com 11% e 8% respectivamente.

 

Fonte: Forwardkeys, Julho de 2022

20 Julho 2022