OMT e IATA juntas disponibilizam um rastreador de destinos turísticos

OMT e IATA juntas disponibilizam um rastreador de destinos turísticos

A Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciam o desenvolvimento de um Rastreador de Destino para ajudar a reiniciar as viagens internacionais. Ambas as organizações destacam que estão a unir esforços para aumentar a confiança e acelerar a recuperação do sector turístico quando as fronteiras forem reabertas.

Trata-se de uma nova ferramenta online gratuita para os governos fornecerem informações sobre os requisitos da COVID-19 para viagens e medidas actuais no destino. O Rastreador de Destino dará indicações fundamentais e claras sobre as medidas de saúde que vigoram e que afectam cada destino turístico e estarão constantemente a ser revistas. A situação dos viajantes é complexa, já que os dados da OMT mostram que um em cada três destinos está fechado aos turistas. Além disso, as restrições e medidas nacionais são continuamente revistas e alteradas surpreendendo os visitantes após a decisão de viajar.

  • Indicadores COVID-19 que incluem taxas de infecção, positividade e evolução do processo de vacinação por destino/país;
  • Regulamentos de viagens aéreas em cada destino, incluindo requisitos de teste e quarentena, fornecidos pela solução Timatic da IATA (ver: Mapa mundial de restrições, país por país);
  • Medidas de destino, incluindo requisitos gerais de saúde e segurança, como o uso de máscara, circulação pelo país, recolhimento obrigatório ou regulamentos relacionados com os restaurantes e atracções, fornecidos por organizações de turismo nacionais.

Segundo a OMT e a IATA, “Os governos podem usar o Rastreador de Destino para colocar informações das viagens em tempos de COVID-19 para que os viajantes saibam na tomada de decisão o que esperar em cada destino. Permite aos operadores de mercado saber, com alguma certeza, quando as fronteiras serão reabertas e a viagens recomeçam ".

Todo o processo deste motor de busca específico está concluído, cabendo aos governos dar informações actualizadas sobre indicadores COVID-19 e regulamentos que estão a ser aplicados nas viagens aéreas, que devem ser sistematicamente actualizados. As informações estão a ser carregadas progressivamente para cada destino, sempre baseadas em fontes oficiais conforme a situação da COVID-19 vai evoluindo.

26 Abril 2021