70% das grandes empresas estarão no Metaverso até 2027

70% das grandes empresas estarão no Metaverso até 2027

O Metaverso já é uma realidade e muito em breve irá abranger todos os sectores de actividade. São muitas as empresas que decidem investir em campanhas de marketing dentro deste mundo virtual. Mesmo empresas tão grandes quanto a Gucci ou a Coca-Cola já têm as suas próprias campanhas publicitárias.

Neste momento no turismo teremos em breve as grandes OTA – online travel agencies (agências de viagens online), a terem os programas de férias para os diversos destinos turísticos apresentados no Metaverso como se fosse uma grande feira de turismo, podendo reunir numa apresentação, milhares de pessoas de todo o mundo, que nunca poderiam deslocar-se a uma feira internacional, nem nunca iriam caber num stand de um certame. O Metaverso vai revolucionar a forma de comercializar das agências de viagens em todo o mundo, bem como a promoção dos destinos turísticos. “O principio subjacente será ver para comprar”

De facto, segundo estimativas da Bloomberg Intelligence, o Metaverso tem um valor de mercado de cerca de 500.000 milhões de euros, o mesmo estudo estima que ultrapasse os 2 mil milhões de euros até ao final de 2030.

O Metaverso pode ser definido como a fusão entre realidade aumentada e realidade virtual. “Muitos consumidores ainda acreditam que a realidade virtual é apenas para jogos. No entanto, já são muitos os fabricantes que querem aplicar esta tecnologia aos seus novos hábitos de compra, por exemplo com showrooms exclusivos para o Metaverso ou colecções físicas de vestuário que têm eco no mundo virtual”, afirma Davide Gazzardi, Estratega de Marketing da XChannel. .

A venda a retalho, uma das mais utilizadas dentro do e-commerce, está a ser uma das primeiras a aderir ao Metaverso. Tanto que, segundo a Baufest, 70% das grandes empresas do sector estarão neste mundo virtual até 2027. Uma dessas grandes marcas, a Gucci, já oferece experiências no Metaverso ao vender acessórios de luxo para avatares digitais no Roblox.

O Metaverso já faz parte dos planos estratégicos de marketing

No actual ambiente de mercado caracterizado por uma enorme competitividade, as empresas procuram formas de inovar e enfrentar os novos desafios que a digitalização acarreta. Uma boa forma de agregar valor é imergir no Metaverso que oferece infinitas possibilidades como experiências interactivas, mundos virtuais ou realidade aumentada para divulgar os seus produtos e serviços. A XChannel, consultora especializada em marketing cross-channel, preparou uma lista de casos de estratégias de marketing aplicadas ao Metaverso:

Eventos interactivos : Os chamados MILE (Massive Interactive Live Events) são uma oportunidade de reunir milhares e até milhões de pessoas de todo o mundo num mesmo evento sem a necessidade de um espaço físico. Alguns artistas como Ariana Grande, Travis Scott ou Eminem já realizaram shows no Metaverso. Este tipo de evento também tem sido utilizado por empresas para realizar congressos ou feiras para apresentar seus produtos a milhares de pessoas simultaneamente.

Marketing de influenciadores : Existem até influenciadores digitais. São avatares que só existem no Metaverso. Dois casos muito claros são as celebridades virtuais Lil Miquela, que foi incluída na revista Time como uma das "pessoas" mais influentes na Internet, e Shudu, modelo digital que é a imagem de marcas de moda e luxo.

Estratégias de posicionamento : SEO - Search Engine Optimization (Optimização para motores de busca) e SEM - Search engine marketing (Palavra-chave) terão a sua continuidade no metaverso com posicionamento visual. A chamada busca visual é uma modalidade de busca de conteúdo onde são utilizadas imagens ao invés de textos. Desta forma, através de uma fotografia, screenshot ou imagem, o motor de busca visual irá levá-lo ao conteúdo relacionado.

Jogos virtuais : Advergaming (*) foi além da tela do dispositivo móvel para chegar às telas de realidade virtual. Foram criadas campanhas publicitárias no Roblox, jogo exclusivo do Metaverso, como o American Eagle que aparecia em uma determinada área do jogo.

Códigos promocionais : Aqui o mundo digital é integrado ao mundo físico, são criados códigos de desconto que podem ser trocados 'do outro lado'. Um exemplo é a empresa de entregas Deliveroo, que distribuía comida, a quem estava a jogar o videogame Animal Crossing e também distribuía códigos de desconto para utilizadores que interagiram com eles dentro do jogo.

Novas formas de pagamento : No Metaverso permite pagar com outros tipos de dinheiro, como moedas virtuais, que ficam armazenadas em 'carteiras' e possuem valor próprio. Se a empresa tiver bem claro o valor e o custo dessas moedas, é uma opção para expandir o negócio e vender directamente através do Metaverso.

Estratégias de D-commerce : O comércio descentralizado permite o acesso a preços, oferta e procura e até a compra de produtos sem qualquer localização e sem a necessidade de ir a nenhum site físico. No Metaverso, os serviços e produtos podem ser adquiridos directamente no seu interior, sem a necessidade de redireccionamento para uma plataforma de compra padrão.

Não passarão muitos meses para aparecer o Metaverso em força na oferta turística internacional quer em termos de comercialização e promoção de destinos turísticos.

 

(*) Um advergame é uma forma de publicidade em videojogos, em que o videojogo é desenvolvido por ou em estreita colaboração com uma entidade corporativa com o objectivo de publicitar um produto de marca.

 

Fonte: Smarttravel/Baufest “More than 70% of the transactions done electronically”, December 23, 2022

30 Dezembro 2022