5 Formas de melhorar as experiências turísticas em tempos de pandemia

5 Formas de melhorar as experiências turísticas em tempos de pandemia

Desde a Primavera de 2020, o turismo mudou substancialmente na maior parte do mundo. As empresas de viagens e turismo têm encontrado muitas formas inovadoras não só para sobreviverem às restrições sanitárias impostas, como também às proibições de viagens e, por isso, também procuraram melhorar as experiências turísticas.

Assim, apresentam-se 5 conceitos sobre os quais se aconselha as empresas a focar-se não só para aumentar a procura dos clientes, mas também para ajustar a sua oferta à procura do viajante consciente dos problemas sanitários actuais.

Segurança sanitária

É importante praticar e aplicar todas as medidas sanitárias para travar a propagação do vírus. Esta última, acima de tudo, está sujeita à boa vontade de todos, pelo que se exige estar sempre ciente da evolução das medidas sanitárias, adaptar-se rapidamente e, ao mesmo tempo, certificar-se de que realmente as instruções são respeitadas em todo o lado e a todo o momento.

Acolhimento amigável

Neste período de crise de saúde, os turistas precisam de ser tranquilizados, especialmente utilizando respostas rápidas precisas e não evasivas. Os profissionais de turismo podem e devem expressar a sua humanidade, demonstrando empatia e reactividade, de modo a estabelecer-se uma relação de confiança com os clientes.

Transformação Digital

Para enfrentar este fenómeno, os profissionais de turismo tiveram de adoptar ferramentas tecnológicas para facilitar a experiência do cliente, tais como soluções "à distância e sem contacto directo". A utilização destas ferramentas permitiram reforçar o desempenho das empresas em termos de recolha e análise de dados, em especial sobre o comportamento dos consumidores e experiências turísticas preferidas.

Oferta Eficiente

A crise sanitária é uma oportunidade para o sector do turismo adaptar-se às novas necessidades e comportamentos dos consumidores, repensando a oferta e a experiência do cliente (por exemplo, planeamento dos espaços, circulação nos estabelecimentos, mudança na relação de proximidade com os clientes, etc.).

Consumo Responsável

Os turistas estão cada vez mais interessados no desenvolvimento sustentável e desejam praticar turismo de acordo com os seus valores, com base em medidas concretas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), por isso é apreciada a presença de rótulos ecológicos, a possibilidade de consumir produtos locais, e o bem-estar dos empregados.

20 Mai 2021