Controlar a Pandemia: Novas Medidas

Controlar a Pandemia: Novas Medidas

Apesar do sucesso da vacinação, com mais de 18 milhões de vacinas administradas, cerca de 2,4 milhões de doses de reforço (83,5% da população elegível com +65 anos) e 96 mil vacinas a crianças com menos de 12 anos, surgem agora novas medidas que visam prevenir um cenário caótico oriundo da época festiva que se avizinha.

O cenário actual é positivo e aponta para uma maior taxa de testagem comparativamente ao ano passado (78765 contra 28933 testes feitos em Dezembro de 2020) e uma taxa de positividade menor (10,50% para 4,20% este ano.)

No entanto, a preocupação com a variante Omicron (declarada variante de preocupação pela OMS a 26 de Novembro) coloca alguma pressão no Governo para tentar evitar o pior.

Assim, as medidas implementadas são o aumento de 4 para 6 testes gratuitos por pessoa e a antecipação do período de contenção (a partir das 00h00 de 25 de dezembro), nas quais se incluem a obrigatoriedade do teletrabalho, encerramento de creches e ATL (com apoio à família), encerramento de discotecas e bares (com apoios às empresas). 

Além disso, e no que diz respeito à testagem, a partir das 00h00 de 25 de Dezembro, o teste negativo passa a ser obrigatório no acesso a estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e baptizados, eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos (salvo decisão da DGS). Foi imposta também uma restrição ao nível da lotação nos estabelecimentos comerciais - 1 pessoa / 5 m2.

Já relativamente às datas festivas - Natal (24 e 25 de Dezembro) e Ano Novo (30, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro) - emergem também algumas medidas específicas:

  • Teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano;
  • Proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano;
  • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

O documento emitido pelo Governo termina com algumas recomendações. Para o Natal, relembra-se a importância de evitar o contacto com muita gente, estar muito tempo sem máscara e permanecer em espaços fechados, pequenos e pouco arejados.

Leia o documento na íntegra, clicando na seguinte ligação.

22 Dezembro 2021