Posição da CTP às medidas extraordinárias de contenção e mitigação do coronavírus COVID 19

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera que as medidas extraordinárias de contenção e mitigação do coronavírus COVID 19 decretadas ontem pelo Governo são uma resposta à situação excepcional que o país atravessa. 

Neste âmbito, apela ao Governo que proceda com brevidade à tradução legislativa das medidas anunciadas e à sua rápida divulgação e implementação de forma a que os seus efeitos cheguem em tempo útil às empresas.

A CTP apela também ao Governo que, tendo em conta o período particular em que nos encontramos, continue a manter uma atitude dinâmica, flexível e aberta na tomada de medidas críticas para os cidadãos e para as empresas, ajustando-as permanentemente à evolução dos acontecimentos, de forma a garantir que, logo que as restrições sejam levantadas, as famílias possam retomar as suas vidas normais e as empresas possam manter a capacidade instalada para estimular a recuperação económica.  

A CTP destaca pela positiva, nomeadamente, o anúncio de criação de uma linha de crédito de apoio à tesouraria das empresas, no montante de 200 milhões de euros e pela simplificação do regime do lay-off.
Em particular, a CTP regozija-se pela criação de uma linha específica para microempresas do sector turístico no valor de 60 milhões de euros que vai de encontro ao proposto pelos agentes económicos do turismo ao Governo.
A CTP continuará a trabalhar em estreita colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, o Turismo de Portugal e a Direcção-Geral da Saúde e apela a todos os cidadãos que sigam as recomendações do Governo e das autoridades de saúde no sentido de conter a propagação do coronavírus COVID-19.
 

12 Março 2020