IV Cimeira do Turismo Português debate futuro da actividade com líderes nacionais e internacionais

O valor da marca Portugal, a afirmação do Turismo no espaço europeu, a gestão dos destinos turísticos e a urgência de um novo aeroporto para Lisboa são temas em destaque na 4ª edição da Cimeira do Turismo Português, que se realiza em Lisboa, no Dia Mundial do Turismo. Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Moedas, António Horta Osório, Manuel Caldeira Cabral, Pedro Marques, Ana Mendes Godinho, Fernando Medina e Luís Araújo estão entre os convidados.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo com um debate alargado no Teatro São Luiz, em Lisboa, sobre os desafios que se colocam à atividade.

Intitulada «O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã», esta Cimeira decorre do programa da CTP para o triénio 2018/20 que tem como tema ‘O Turismo Primeiro’ e que assenta na consolidação do Turismo como atividade essencial à economia nacional.

Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, «não podemos perspetivar o futuro da atividade turística, sem analisar o contexto atual e identificar as suas maiores fragilidades. É certo que vivemos um ciclo de expansão, mas há trabalho a fazer para consolidar e garantir um crescimento sustentável do Turismo e esse trabalho requer a participação de todos. Foi com este espírito que decidimos convidar personalidades de diversas origens e áreas profissionais com diferentes perspetivas para promover um diálogo tão construtivo e abrangente quanto possível».

“Portugal sabe o Valor da sua marca?” é o tema do primeiro painel que será conduzido pelo Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que irá moderar a conversa entre conceituados jornalistas como Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da Lusa; Ricardo Costa, diretor-geral de informação do Grupo Imprensa; Rosália Amorim, Diretora Editorial do Dinheiro Vivo; e Begoña Iñiguez, ex-presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, irá intervir às 11H45, e irá apresentar a Estratégia para a sustentabilidade no Turismo.

“A afirmação do Turismo no Espaço Europeu” irá contar com as intervenções de Eduardo Santander, Executive Director of European Travel Commission, Tim Fairhurst, Director of Policy at European Tourism Association e Christian Gsodam, Adviser to the EU Council President. A moderação ficará a cargo da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.  

A manhã irá terminar com a intervenção do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Atrair talento para o Turismo

Durante a tarde estarão em destaque o tema do aeroporto de Lisboa, a atração de talento para o Turismo, a gestão de destinos turísticos e as perspetivas económicas nacionais e europeias.

A gestão dos destinos turísticos tem início às 14H45 com a apresentação do estudo da PWC sobre esta temática, ao qual se segue a conversa entre o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado; Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto; o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo.

“Como atrair talento para o Turismo?” será a questão colocada por Adília Lisboa, Presidente da Direção da ARHCESMO a Fernando Neves de Almeida, fundador da consultora Neves de Almeida e presidente da Boyden Portugal.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, irá intervir às 16H15, antecedendo o painel “A urgência de um novo aeroporto para Lisboa”, que contará com a participação de Duarte Silva, Coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, Jorge Ponce Leão, Presidente da NAV, Antonoaldo Neves, Presidente Executivo da TAP, e Luís Silva Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da ANAC.

O presidente do Lloyds Banking Group, António Horta Osório, irá intervir às 17H30 e irá refletir sobre Perspetivas Económicas para Portugal e Europa.

O Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, irá presidir à sessão de encerramento, às 18H00.

27 Setembro 2018