CTP saúda decisão do Governo de prolongar lay off simplificado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera que a medida de prolongamento do lay off simplificado é essencial para o tecido empresarial português. 

Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, «o prolongamento do lay off simplificado vem ao encontro do que a CTP tem defendido nas sucessivas reuniões com o Governo e que apresentou no seu Plano de Retoma para o Turismo. As empresas estão a viver o momento mais grave das últimas décadas, a retoma está a ser demasiado lenta e é fundamental implementar medidas que permitam manter a atividade e os postos de trabalho. Não podemos esperar pelas verbas europeias. As empresas precisam de mais apoio imediato». 

Além do prolongamento do lay off simplificado, a CTP defende que as empresas do turismo devem continuar a ser apoiadas pela Governo através de outras medidas determinantes para a retoma da atividade como o prolongamento das moratórias fiscais e de reembolsos de financiamento para o segundo semestre de 2021, o reforço das linhas de capitalização a fundo perdido para o turismo e o ressurgimento do fundo de turismo de capital de risco. 

Recorde-se que a CTP elaborou um Plano de Retoma do Turismo Português e propôs um conjunto de 99 medidas globais e específicas para os vários ramos de atividade e sobre várias matérias, desde as questões sanitárias, passando pela mobilidade e acessibilidade, promoção turística e outros apoios às empresas. 

23 Julho 2020