CTP assinala Dia Mundial do Turismo com apresentação de ‘Roteiro para a Competitividade’

Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Manuel Caldeira Cabral vão celebrar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, num evento promovido pela Confederação do Turismo Português (CTP), onde será também apresentado ‘Turismo em Movimento – Roteiro para a Competitividade’.

Este ano, o Dia Mundial do Turismo será assinalado no Porto e Norte, com um evento a realizar no The Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia, a partir das 16h00. A iniciativa é da CTP e vai reunir o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, o Ministro da Economia, entre muitas outras personalidades e agentes do Turismo, que irão conhecer em primeira mão as conclusões de ‘Turismo em Movimento – Roteiro para a Competitividade’.

Apresentado na III Cimeira do Turismo, realizada no Dia Mundial do Turismo em 2016, este roteiro é um projecto da CTP, em parceria com a PwC, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento de uma forma abrangente, sustentada e precisa da realidade do Turismo em Portugal, a nível nacional e regional.

O trabalho foi desenvolvido ao longo dos primeiros oito meses deste ano e envolveu uma interacção direta da CTP e PwC com os principais stakeholders das sete regiões de Turismo, em debates realizados nas referidas regiões.

«O que pretendemos com este roteiro é contribuir para a implementação da estratégia nacional para o Turismo, a partir de uma base de trabalho sólida, sistematizada e desenvolvida em diálogo permanente com os agentes nacionais e regionais», afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP. «O Turismo é uma actividade económica essencial ao desenvolvimento da sociedade e, como tal, exige uma política que lhe garanta competitividade e sustentabilidade. E essa política só será bem-sucedida se resultar de um processo de trabalho participativo e mobilizador, que envolva e concilie realidades nacionais e regionais».

Além das intervenções das personalidades atrás citadas, o evento inclui ainda um espaço de entrevista com Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal.

27 Setembro 2017