CTP alerta para o impacto da greve dos motoristas no Turismo e na economia nacional

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera que a greve decretada para 12 de Agosto pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias e Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte poderá ter um efeito muito negativo para o Turismo e para a economia nacional.

O protesto, a concretizar-se, irá ocorrer num período crítico para a actividade turística como é o mês de Agosto, que, em 2018, registou cerca de 7,8 milhões de dormidas no território nacional. A greve afectará o abastecimento de combustíveis e de outras mercadorias, com evidentes prejuízos para toda a população e para os turistas, que escolhem Portugal como destino turístico.

«Hotéis, restaurantes, operadores, empresas de transporte, toda a cadeia de valor da actividade turística será penalizada com esta greve. E tendo em conta que o peso das receitas turísticas nas exportações de serviços é superior a 51%, os resultados deste protesto terão inevitavelmente um impacto negativo na economia portuguesa», afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP. «Por isso, apelamos a um entendimento entre as partes envolvidas, considerando que o interesse nacional e a defesa de uma actividade fundamental para o desenvolvimento socio-económico do país devem dominar todas as negociações».

A CTP irá acompanhar atentamente os acontecimentos dos próximos dias, nomeadamente, os serviços mínimos decretados pelo Governo, que espera que venham a ser estendidos a todo o território português.

31 Julho 2019