Comentário da CTP às novas medidas de combate à pandemia da Covid-19

Na sequência das novas medidas de combate à pandemia anunciadas pelo Governo após o último Conselho de Ministros, realizado no dia 31 de outubro, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) reitera a sua preocupação com a crise de saúde pública vivida no país e apela ao Governo que reforce a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais recursos humanos e financeiros e que esteja particularmente atento aos grupos mais vulneráveis da população. 

«Os surtos que dispararam em muitos lares e residências para seniores não podem repetir-se. O Estado tem de garantir proteção à população», afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP. «Em paralelo, é essencial aumentar a consciencialização das pessoas para o uso da máscara, para a higienização frequente das mãos e para o distanciamento social». 

Contudo, a CTP considera que um confinamento total, à semelhança do que aconteceu em março e abril, terá efeitos dramáticos para a economia nacional e, em particular, para a atividade turística que vive uma das maiores crises de que há memória em Portugal. «As empresas do turismo estão em grandes dificuldades e não têm capacidade para resistir a mais um período de encerramento. Muitas estão já em situação irrecuperável, de pré-falência e de despedimentos. Há áreas de atividade que nem chegaram a reabrir. Voltar a um estado de confinamento total é colocar o país em risco de bancarrota económica», afirma Francisco Calheiros. 
 

30 Novembro 2020